A Jornada de Voltar a Escrever

Por que eu parei de escrever? Tenho me feito essa mesma pergunta há quase quatro anos. No princípio pensava que era algum tipo de ‘bloqueio criativo’, mas também me recusava a entrar nessa caixa. Daí me acomodei com a preguiça de escrever. Me soava uma explicação honesta, fora da caixa. Porém perigosa, pois me colocava num lugar acomodado. 

Foram meses (e meses). Aí voltei para o ambiente do trabalho tradicional – escritório, ponto, carga horária, hora extra, chefe, relatório, festa da firma, e retreats -, tudo isso em inglês, que é o idioma de onde eu moro. E, assim, deixei de escrever de vez. Com um motivo legítimo e inquestionável. 

No meu trabalho eu escrevia. Não sobre o que eu gosto, nem mesmo sobre assuntos que domino. Minha escrita era engessada, desconfiada, e – o pior – dentro da caixinha chamada ‘compliance’.  

Nesse entretempo, o planeta terra continuou girando em torno do sol. Os meses viraram anos. Tivemos pandemia, blizzards, viagens, perdas e ganhos. Meu cabelo clareou. 

Aquela eu que tinha deixado de escrever, não era mais a mesma. E a nova eu, mesmo diferente, ainda gostava de escrever. 

Voltei a me perguntar: por que eu parei de escrever?

Levei o assunto pra terapia. Até que… todas as letras que contive presas entre meus pensamentos e meus dedos não couberam mais nesse curto espaço e explodiram. 

Guébie, a estranha

Não é fácil se adaptar no estrangeiro, especialmente quando a gente AMA a nossa terra natal. Já tenho mais de 15 anos aqui. Já passei por todas as provas sociais que me permitem ser ‘local’ e, mesmo assim, sou tão estrangeira nessa terra, quanto essa terra é para mim. 

Por que eu deixei de escrever? 

Porque sim. Porque minha vida foi entrando por outros caminhos, e eu me permite segui-lós pra ver onde iria. Eu deixei de escrever para explorar outros formatos, outros idiomas, e uma outra Gabi (que em inglês soa Guébie e escrevem Gabby). 

Deixei de escrever em português, para aprender a escrever em inglês. Mas acabei aprendendo que não escreverei certo nem em uma e nem em outra se eu não escrever. 



Descubra mais sobre estrangera

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.