Socorro! Voltei da folga

Para. Respira.

Quantas vezes eu deixei que esse over load de afazeres pós férias me ancorasse. E não que eu esteja livre de acontecer novamente, a diferença de agora é que mudei a forma como olho para a situação e criei uma estratégia que funciona para meu #lifestyle.

Explico

Como optei por ser o que aqui nos EUA chamam de “home maker” (fazedora de lar), em minha família sou eu a responsável pela administração e cuidados com a casa; recentemente também passei a cuidar de meu negócio criativo e pessoal, ao mesmo tempo que invisto em aprendizado e atualização profissional.

Para dar conta de tudo, tive que montar uma estratégia dividindo os dias uteis da semana. Eu conto nesse video rapidinho, gravado diretamente da lavanderia de casa.

 

Isso de deixar um dia da semana para os afazeres domésticos e as “saídas”, tipo a ida ao supermercado, me ajudou muito a organizar a semana e, assim, focar no intelectual quando estou no módulo “escritório”.

Mas aí ainda tem aquele dia de ir ao médico, dentista, reunião, etc. Como faço?

Uso a flexibilidade que esse modelo me permite. Eu tento agendar o máximo de compromissos externos em um dia só. Se tenho uma janela grande entre eles, vou para um café ou para a biblioteca local. Normalmente, esses estabelecimentos me oferecem silencio, um sofá ou um cantinho numa mesa com outras pessoas, e energia criativa. Na Biblioteca é de graça. No café, que é um estabelecimento comercial, custa – adivinha? – um café.

Ferramentas que me ajudam

Sou tipo “freak” de organização. É assim com meu guarda-roupa, minha caixa de maquiagem, a geladeira, e, claro, minha agenda. Também gosto de escrever, por isso tento ter a mão papel e caneta. SEMPRE.

Me cerco dessas coisinhas. Então imagina se não ADORO uma papelaria 🙄

Recentemente visitei uma por aqui, e cai de amores por algumas peças da linha de home office da Martha Stweart. Minhas favoritas: uma mochila preta, básica, que é praticamente um escritório portátil; e um calendário “dry eraser” que coloco na parede com as atividades do mês.  Por que gostei tanto? – praticidade, e porque os produtos são clean, de qualidade, sem branding excessivo.

Ahhh.. também virei fã da Create 665 The Happy Planner, que tem TUDO para quem adora planejar. Com os produtos deles, fica fácil usar a imaginação e criar um planner do jeito que funciona pra gente.

 

E você? Conta como é a sua experiência. O que funciona no seu dia-a-dia? O que te ajuda organizar a vida em casa e no trabalho?  Deixe seu depoimento, comentário, pergunta. Vamos manter essa conversa rolando. #trabalharemcasa

Até a próxima!

 

13 comentários em “Socorro! Voltei da folga

  1. Adorei as dicas do create 665 happy planner. Também gostei da dica de tentar marcar tudo de compromissos externos em um único dia. Eu estou tentando me organizar por período do dia por enquanto: de manhã estudo alemão, depois do almoço chego em casa e arrumo as coisas básicas (mas não tenho muito o dom, ainda bem que o meu marido é muito melhor que eu nos afazeres domésticos). E na parte da tarde foco na vida profissional/acadêmica até umas 19h. Tô querendo incluir aí uma pausa no fim do dia para voltar a fazer exercícios… Vamos ver… Tô sentindo falta de uma ginástica ou andar de bike.

    Mas depois de ver seu vídeo vou experimentar deixar um dia dedicado aos trabalhos de casa e os outros a parte profissional/acadêmica.

    Masssss, hoje não fiz nada disso… Aproveite a flexibilidade para curtir o sol de 23 graus e o calorzinho depois de 6 meses de frio e sai andando pelo bairro. 🙂

    Curtir

    1. Ai Bia, agora eu consigo falar sobre o assunto, mas até chegar aqui foi dureza viu. Uns 7 anos de tentativas. O exercício eu tento na parte da manhã. Se eu não fizer de manhã sei que não farei no dia. Ajuda que eu montei o meu home office no mesmo espaço onde me exercito.

      Curtir

  2. Bom, temos muita coisa em comum, no entanto, esse SEPARAR UM DIA DA SEMANA para tentar realizar todas as tarefas externas é quase impossível para euzinha aqui! Quando eu penso que finalmente amanhã não terei nada para fazer após deixar as kids na escola me deparo com a manteiga no fim ou o saco de lixo acabando (só tendo 1 dentro da caixa) ou a AUSÊNCIA absurda de pelo menos uma lata de leite condensado no armário da dispensa frustrando meu plano fazer um pudim maravilhoso logo mais a tarde!! Eu SEMPRE, quando digo sempre quero dizer DIARIAMENTE, tenho que comprar algo em algum supermercado e quando digo ALGUM eu quero dizer que cada item que preciso está em um supermercado diferente 🤦🏼‍♀️🤦🏼‍♀️🤦🏼‍♀️ para FACILITAR ainda mais as coisas kkkkkk! Absolutamente obcecada por casa limpa existem os produtos preferidos que também estão em diferentes stores 😬😬😬!
    Sendo home makers não temos horário de entrada e muito menos de saída do trabalho, não precisamos bater cartão no relógio de ponto, mesmo porque levantamos tão cedo que talvez ao bater o ponto o barulho do relógio acordasse o restante da casa!
    Muitas das vezes não encontramos o reconhecimento do marido e dos filhos em ralação aos afazeres domésticos porque quando eles chegam em casa do serviço ou da escola as roupas já estão lavadas, dobradas e cada uma em sua devida gaveta, comida pronta, carpete impecavelmente aspirado, banheiro cheiroso e toalhas lavadas, no entanto, ao anoitecer, depois de um dia longo e aparentemente sem fim, estamos todos juntos e toda a agitação da responsabilidade de não deixar algo faltar ou sem fazer desaparece!!!
    ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ana eu estou conseguindo agora dar um jeito na minha rotina, e separar as atividades por modalidade sabe: o pessoal, o profissional, e o doméstico. Também sou obcecada com a casa estar limpa e organizada, mas precisei rever isso: hoje fecho os olhos e a sujeira grossa que espere até o dia da faxina. Passei a cobrar mais dos meninos que ajudem também. Eles não tem nada a ver com a minha obsessão, então não acho justo cobrar deles o mesmo empenho em esfregar a privada. Mesmo assim, estamos todos nessa juntos, e pelo menos vez por semana, eles tem que limpar a dita cuja, mesmo que do jeito deles.

      Curtir

    2. Oi Ana Gabriela! Tudo bem? Eu não sei a idade de suas crianças, mas aqui em casa, com dois meninos um de 7 e outro de 9 anos, comecei a mudar a cultura e institui o serviço doméstico dividido em tarefas que eles possam fazer. Aos pouco vou dando mais responsabilidades. Então, o de 7 anos fica na patrulha do lixo e o de 9 na patrulha da louça lavada e a ser lavada. Os dois revezam cuidando do gato e cachorro e agora estou partindo a ensiná-los a guardar a roupa limpa. Outro dia o quarto deles estava tão bagunçado que, meu marido me conhecendo bem e sabendo que eu ia ter um petí, fez com que os meninos limpassem e organizassem o quarto. Até aspirar o tapete eles fizeram! 😄 Mas não é fácil e não é da noite pro dia, temos que ter consistência e muita paciência!
      Em relação ao supermercado, depois que me mudei e agora não tem mais o “empório da esquina”, mantenho listas para facilitar a vida: a lista do supermercado semanal (frutas, verduras e legumes e algo que precisar porque acabou) e a lista do que compro uma vez por mês e vou à um atacado (como BJ’s ou Cosco). Isso me ajuda bastante. Também coloquei coisas, como a comida do cachorro, num esquema de assinatura e recebo na porta de casa pela Amazon ou outro website, assim não preciso ir ao veterinário pegar a comida. Espero que isso possa ser de alguma serventia. Vamos facilitar a nossa vida!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Aff! Encontrar o equilíbrio é a minha tarefa constante! Recentemente dei prioridade ao meu bem-estar, acordando às 5 da manhã pelo menos 3 vezes na semana para me exercitar anter da casa acordar! Isso me dá uma sensação não só de que fiz algo para e por mim, mas que também comecei o dia com uma conquista. Deixei minhas Segundas-feiras para cuidar da casa e supermercado e de terça a sexta trabalho de 9:30 da manhã às 2:30 da tarde, tendo 45 minutos para dar uma corridinha ao banco, correio ou outra coisa de última hora antes de pegar as crianças na escola. Mas na minha vida diária a sobrecarga não acontece por causa de férias e sim por tantos dias de escola cancelados por conta da neve 😩 #stayathomemomlife

    Curtir

    1. Caroline você tem uma rotina muito parecida com a minha. Eu encaixo o exercicio entre a saida do filho pra escola e 9 horas da manhã. Mas pra dar conta, adaptei um canto em casa e deixei de fazer as viagens até a academia.

      Curtir

  4. Eu ainda vou pra academia, não tenho motivação e a disciplina necessárias pra fazer exercício sozinha em casa. Eu participo em grupo reduzido na academia e às vezes a aula se torna particular, e eu já fico tanto em casa que preciso de um local designado ao exercício (brain tricks).

    Curtir

  5. Oi Gabi! Fiquei muito feliz em te encontrar, sabia? Ainda mais nessa vida louca dos blogs, adoro poder trocar experiências e histórias.
    Ahhh posts que contam como as pessoas organizam sua rotina estão entre os meus favoritos, sabia?
    Também sou a louca do planejamento! Inclusive fiz um freebie no blog para lista de compras e jajá vai ter de organização financeira e calendário. Eles são tão úteis!
    Separar um dia pra cuidar da casa é ótimo, também faço isso. Aí só perco 10 minutinhos antes de dormir para colocar as coisas no lugar, guardar o que está dando sopa e deixar a casa pronta para um novo dia. Foi o melhor esquema que bolei pra mim e tem funcionado muito bem.
    Continue nos contando como anda seu dia a dia, vou adorar saber. 🙂
    Beijo beijo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.